top of page

FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS

- VIOLÃO PARA EDUCADORES,
- CANTO,
- TÉCNICAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


1- VIOLÃO PARA EDUCADORES:

 

APRENDA BRINCANDO COMO AS CRIANÇAS!!!! -  FÁCIL, LÚDICO E NÃO REQUER CONHECIMENTOS ANTERIORES.

MÉTODO VIOLÃO PARA EDUCADORES - uma ferramenta rica para as aulas - curso em 5 meses (MOD. 1).

 

CURSO VOLTADO PARA EDUCADORES DE QUALQUER ÁREA :

Voltado para os educadores que não possuem conhecimentos musicais, mas que gostariam de enriquecer suas aulas tocando um instrumento portátil que estabelece vínculo com os alunos pela flexibilidade de mobilidade (andar, tocar, fazer cirandas sem parar de tocar e conseguir manter o olhar central para as crianças).

 

 

Além de deixar suas aulas mais ricas, fortalecer o vínculo com seus alunos, trabalhará a SENSIBILIDADE MUSICAL E ACUIDADE AUDITIVA de seus alunos (bebês e crianças em qualquer faixa etária).

Venha conhecer o MÉTODO VIOLÃO PARA EDUCADORES (de qualquer área).
Vasto repertório folclórico nacional e internacional (CIFRADO)
MPB, músicas do mundo (CIFRADO)
repertório infantil e folclórico em japonês, inglês ou espanhol (CIFRADO)

 

2- CANTO PARA EDUCADORES:

PROFISSIONAIS DE TODAS AS ÁREA PRECISAM DOMINAR O CANTAR, NEM QUE SEJA PARA FINALIDADES MAIS PESSOAIS, DE SAÚDE E BEM ESTAR, E NÃO ERUDITAS-PROFISSIONAIS !!!

 

(ARTIGO DA FOLHA)
Cantar melhora capacidade pulmonar, fortalece músculos e relaxa.
Cantar é divertido, quem não sabe. E é bem mais que isso: mexe com várias partes do corpo, faz bem à saúde.

Para começar, quem canta melhora a capacidade pulmonar e o sistema imunológico, fortalece a barriga e alivia o estresse.

 

Cantoria ajuda a reorganizar cérebro, diz estudo:


Estudos mostram que aprender música antes dos sete anos provoca alterações cerebrais como aumento de sinapses e do tamanho do corpo caloso (região que faz a conexão entres os hemisférios). Isso melhora a capacidade de adaptação a novas condições e ajuda a reorganização cerebral, na eventualidade de alguma lesão.
A música estimula diferentes áreas cerebrais, levando a um melhor raciocínio espacial e matemático, além de maior habilidade verbal e coordenação motora.

 

A neurologista Paula Viana Wackermann frisa que é preciso estimular o cérebro sempre, mas, na infância, ele está mais maleável. Quanto mais cedo começa esse investimento, maior será o saldo positivo e maior a capacidade de assimilar novidades.(...)

O professor Graham Welch, especialista em Educação Musical da Universidade de Londres e pesquisador, diz que o canto ativa o corpo e a mente.
Cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical. Diferentes sistemas modulares no cérebro são usados para lidar com as características musicais do canto, como o tom, o ritmo e as letras, e integrá-las.

 

"Há um entrelaçamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico", diz ele.

O sistema nervoso é responsável pelo ato de cantar. Há também um envolvimento emocional com o som humano, desenvolvido na fase fetal, e um diálogo da pessoa com seu corpo, seu sistema respiratório e os espaços que oferecerá para essa voz soar.

 

"Cantar não é só da boca para fora. Todo instrumento tem espaço interno e externo de ressonância, inclusive o corpo. A voz preenche o corpo, a melodia e a letra que escolhemos", diz a fonoaudióloga Mônica Montenegro, professora da USP.

A neurologista Paula Viana Wackermann, que desenvolveu pesquisa pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com cantores líricos, diz que a atividade induz a um estado de prazer.

 

O nível de cortisol (hormônio do estresse) fica reduzido, não importando se a pessoa é afinada ou não.

"A sensação de bem-estar é aumentada pelo efeito sociopsicológico de fazer música como parte de um grupo", completa Welch.

 

Mesmo quem canta sozinho, acompanhando um CD ou iPod, sente esses benefícios. O sentido de se envolver em uma atividade compartilhada permanece.(...)

IMUNIDADE

 

A cantoria ativa os sistemas cardiovascular e respiratório. O aumento da ventilação e da capacidade pulmonar melhora o condicionamento físico e mental.

Os músculos abdominais ficam fortalecidos e os faciais, tonificados. Estudos sugerem que cantores têm sistema de defesa melhor.

 

"Acredita-se que estados mentais positivos e de relaxamento induzidos pelo canto sejam responsáveis por um aumento na secreção da imunoglobulina A, responsável pela defesa contra infecções bacterianas ou virais das vias aéreas superiores", explica a neurologista Paula Viana Wackermann.

Mesmo quem não quer ou não está em condições de soltar o gogó pode se beneficiar da cantoria alheia.

 

"Estudos apontam que escutar músicas prazerosas está relacionado à liberação de serotonina, que é o neuropeptídio da alegria, do prazer", afirma a neurologista Paula Wackermann.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/904454-cantoria-ajuda-a-reorganizar-cerebro-diz-estudo.shtml

bottom of page